A manhã deste segundo dia da Portalegre Green Academy foi passado no campo. E a melhor hora para ir visitar uma herdade é, claro está, de manhã. A primeira paragem era a Herdade da Granja do Peral, seguindo-se uma passagem pelo Olival do Pico. À tarde, ficaríamos por Elvas, onde se ia conhecer o Forte da Graça, a Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) e ver o documentário “Segunda Pele”, realizado pela jornalista Tânia Paiva, formada em Jornalismo e Comunicação no Politécnico de Portalegre.
Na Herdade da Granja do Peral fomos recebidos por Miguel Minas, professor na ESBE, que esteve a falar um pouco sobre o trabalho que era realizado na propriedade diariamente. E a mensagem principal foi sustentabilidade e reutilização de recursos para a alimentação do gado. Sempre atentos e encantados com a companhia de alguns dos amigos de quatro patas que vagueavam pela propriedade, os participantes seguiram para a próxima paragem e foram ver enquanto Miguel Minas realizava uma ecografia para averiguar o estado da gravidez de uma das vacas.
Rumo ao autocarro e ao próximo destino: o Olival do Pico. Lá esperava-nos Francisco Mondragão, também ele professor na ESBE, mas na área das Ciências Agrárias. No Olival do Pico entrámos em contacto com diferentes formas de Olivicultura, a plantação de oliveiras. Aí, Francisco Mondragão explicou-nos a diferença entre as diferentes formas de olival, o de sequeiro e de regadio, e como neles se tenta potenciar e preservar a utilização desse recurso cada vez mais precioso que é a água.
Todos ao Forte
Porque por todos os locais em que passamos, devemos ficar a conhecer um pouco da sua história. E a cidade de Elvas não é exceção. Depois de um almoço reforçado e com as energias repostas para a tarde, os participantes da Green Academy deslocaram-se já com o seu entusiasmo e energia característicos para o Forte da Graça, estrutura imponente que se destaca no horizonte da cidade elvense.
Tivemos total liberdade para conhecer a estrutura cuja construção se iniciou em 1763 e terminou em 1792. O Forte da Graça que vemos atualmente, foi renovado no ano de 2015 e aqui pudemos passar um pouco pela história de um monumento que teve papel em períodos diferentes da história, como as Invasões Napoleónicas, a Guerra das Laranjas e o Estado Novo.
Por dentro da ESBE
Ainda havia energia de sobra para visitar a Escola Superior de Biociências de Elvas, onde estiveram para nos acolher, do departamento de comunicação da ESBE, Dora Gonçalves e a sub-diretora da instituição, Márcia Oliveira. Depois da mensagem de boas-vindas, seguiu-se um pequeno tour pelas instalações da Escola, onde pudemos visitar diferentes laboratórios e consultórios, para ficar a saber um pouco mais de áreas como a enfermagem veterinária.
Para concluir este dia intenso e sempre em movimento, parámos pelo Auditório Nuno Oliveira onde foi exibido o documentário “Segunda Pele”, realizado pela jornalista Tânia Paiva e que aborda o impacto ambiental da indústria têxtil e as suas consequências para o nosso planeta.
Amanhã espera-nos mais um dia em grande, onde se vai conhecer o projeto 3 Seeds e visitar a Barragem Waking Life.
Clica aqui e não percas a reportagem do nosso primeiro dia na Portalegre Green Academy.